Projetos

Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

  1. APRESENTAÇÃO:

    curso superior de tecnologia em gestão pública, coordenado pelo professor Fernando Guilherme Tenório [http://ebape.fgv.br/corpo-docente/fernando-tenorio], foi autorizado pela Portaria SERES/MEC nº. 355 de 17 de agosto de 2011 e caracteriza-se como curso de graduação a distância, com duração de dois anos, inserido no âmbito do FGV online.

    Com espírito inovador, o FGV Online marca o início de uma nova fase dos programas de educação continuada da Fundação Getulio Vargas, atendendo não só os alunos de pós-graduação/MBAs, executivos e empreendedores, como também as universidades corporativas que desenvolvem projetos de e-learning, com soluções e metodologias de educação a distância desenvolvidas conforme as necessidades de nossos clientes e parceiros.

    Objetivos:

    Desenvolver e gerenciar tecnologias, metodologias e soluções específicas de ensino a distância, sob a responsabilidade acadêmica das escolas e dos institutos da FGV, no âmbito nacional e internacional, liderando e inovando em serviços educacionais de qualidade.

    AÇÕES PREVISTAS:

    Ser referência internacional na distribuição de produtos e serviços educacionais inovadores e de alta qualidade no ensino a distância.

    Resultados Esperados:

Turismo em Comunidades Pacificadas

  1. APRESENTAÇÃO:

    O projeto Modelagem de Plano Estratégico de Ações para Estimular o Turismo em Comunidades Pacificadas, proposto pelo Ministério do Turismo - Mtur, tem como objetivo geral identificar os principais elementos para o incentivo à criação de trabalho e renda e propor estratégias de investimento no turismo. Sendo assim, o projeto visa (a) ampliar o conhecimento da experiência inovadora, estabelecida primeiramente na Comunidade do Santa Marta, reunindo informações e dados que orientem a implantação da atividade turística capazes de gerar trabalho e renda em comunidades pacificadas e (b) desenvolver modelo de plano de ação que permita o reconhecimento de potenciais turísticos e a estruturação de alguma atividade turística em comunidades pacificadas.
     
    De acordo com a Proposta de Prestação de Serviço FGV Projetos nº 357/10, o plano de ação será desenvolvido pela integração da EBAPE/FGV e CPDOC/FGV com o Ministério do Turismo, o qual visa atender os pilares da Política Nacional de Turismo: estruturar o produto turístico nessas comunidades, proporcionando a inclusão social dos moradores e a geração de emprego e renda. Portanto, o trabalho de integração entre CPDOC/FGV e EBAPE/FGV objetiva (a) criar um diagnóstico consolidado do projeto, baseado no conhecimento sobre as atividades turísticas  empreendidas em algumas comunidades pacificadas, com destaque para a Comunidade do Santa Marta e (b) desenvolver um plano estratégico, que estabelecerá as diretrizes para o aperfeiçoamento do projeto e a multiplicação dessa experiência para outras quatro comunidades que possuem potencial turístico na cidade do Rio de Janeiro: Chapéu Mangueira, Morro do Borel,  Morro da Providência e Complexo Pavão Pavãozinho/Cantagalo.

    Resultados Esperados:

Participação e cidadania nos Conselhos Municipais

  1. APRESENTAÇÃO:

    Edital n° 08/2012 [http://www.faperj.br/?id=1869.3.8], lançado no âmbito do programa “Apoio à produção de material Didático para atividades de ensino e/ou pesquisa – 2012”, tem o objetivo de apoiar projetos que visem produzir material didático para atividades de ensino e/ou pesquisa, apresentados por pesquisadores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

     

    Por material didático, entende-se qualquer forma de material que possa ser utilizado para os interesses inerentes ao ensino e/ou à pesquisa, em qualquer nível, como livros, coletâneas, apostilas, mídias eletrônicas diversas, dentre outros, inclusive com conteúdos específicos para a educação a distância.

     

    Foram aprovados 85 projetos [http://www.faperj.br/?id=1950.3.0], dentre eles o projeto Participação e cidadania em conselhos municipais de políticas públicas, coordenado pelo Professor Fernando Guilherme Tenório [http://ebape.fgv.br/corpo-docente/fernando-tenorio] da EBAPE/FGV e cujo período de implementação está previsto para os anos de 2012 e 2013.

    O Projeto:

    O projeto Participação e Cidadania em Conselhos Municipais de Políticas Públicas tem como objetivo principal fortalecer e qualificar a participação de representantes da sociedade em conselhos municipais de políticas públicas, por meio da produção de um livro didático.

     

    Este material constitui um produto do curso de extensão universitária, realizado pelo Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), desenvolvido no âmbito do Projeto “Transferência de Tecnologias em Gestão Social” – Edital FAPERJ nº 14/2010. [http://www.faperj.br/?id=1409.3.0] O curso tem como propósito mobilizar e preparar a comunidade para participar de conselhos municipais de políticas públicas, visando aumentar o potencial democrático e participativo destas instâncias.

    Objetivos:
    • Envolver professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de IES’s do estado do Rio de Janeiro na construção do conhecimento sobre os conselhos municipais de políticas públicas;

    • Incentivar o envolvimento da comunidade em espaços de participação social, como os conselhos municipais de políticas públicas, por meio da utilização do livro didático junto à comunidade em atividades de extensão universitária;

    • Contribuir para a realização de pesquisas sobre a temática dos conselhos municipais de políticas públicas no âmbito do PEGS e de outras IES’s parcerias no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

    AÇÕES PREVISTAS:
    • Elaboração/revisão dos capítulos que comporão o livro didático;

    • Sistematização das informações sobre os conselhos municipais de políticas públicas, em especial do município do Rio de Janeiro, incluindo o levantamento e a organização de materiais sobre estes espaços de participação social;

    • Publicização das principais informações e materiais de referência sobre a temática dos conselhos de políticas públicas no sítio eletrônico do PEGS, em um espaço dedicado a este Projeto;

    • Realização de cursos de extensão universitária para a população da região metropolitana do Rio de Janeiro e de outros municípios do interior do estado junto à Cáritas Arquidiocesana, com ênfase na participação da comunidade em conselhos de políticas públicas.

    Resultados Esperados:
    • Fomentar a realização de cursos de extensão universitária junto à comunidade em outras IES’s com ênfase na qualificação e na participação da população em conselhos municipais de políticas públicas, com a utilização do material didático produzido;

    •  Fomentar o debate junto a sociedade e demais IES’s sobre a importância da participação da comunidade em arranjos institucionais de participação social, em especial, os conselhos municipais de políticas públicas e o papel da universidade neste processo;

    • Instrumentalizar a atuação dos conselheiros municipais de políticas públicas com o material didático produzido, podendo ser utilizado em cursos de capacitação oferecidos pelo poder público.

Gestão Social: ensino, pesquisa e prática

  1. APRESENTAÇÃO:

    Edital FAPERJ N°14/2010 [http://www.capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/pro-administracao], lançado no âmbito do programa de “Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa sediados no Estado do Rio de Janeiro – 2010”, tem por objetivo estimular a realização de projetos científicos e de inovação tecnológica através do apoio à aquisição ou manutenção de material permanente ou equipamentos.

    Foram aprovados 101 projetos  EDITAL, dentre eles o projeto Transferência de Tecnologia em Gestão Social, coordenado pelo professor Fernando Guilherme Tenório [http://ebape.fgv.br/corpo-docente/fernando-tenorio] da EBAPE, cujo período de implementação está compreendido entre os meses de janeiro de 2011 e dezembro de 2012.

    O Projeto:

    O projeto Gestão social: ensino, pesquisa e prática, aprovado pela CAPES atendendo ao Edital Pró-Administração (nº 09/2008), cujo cronograma de execução compreende o período de outubro de 2009 a setembro de 2013, possibilitou a formação de uma rede de pesquisadores pertencentes a quinze Instituições de Ensino Superior (sete associadas e oito colaboradoras).

    Objetivos:
    • Formar docentes e pesquisadores capazes de difundir o conceito e a prática da gestão social, além de fomentar a criação de núcleos de estudos nas instituições participantes do projeto;
    • Criar meios didáticos para ensino e pesquisa em gestão social na graduação em administração, nas modalidades presencial e a distância, vinculando-a à pós-graduação;
    • Contribuir para o fortalecimento da Rede de Pesquisadores em Gestão Social – RGS através da disseminação da temática e do aumento da produção científica na área.
    AÇÕES PREVISTAS:
    • Formar, pelo menos, um mestre em cada instituição participante do projeto e um doutor na instituição líder vinculados à temática;
    • Organizar encontros anuais com os participantes do projeto, durante o ENAPEGS – Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, para o planejamento e acompanhamento das atividades e apresentação dos resultados parciais das pesquisas;
    • Publicar quatro livros com os resultados das pesquisas;
    • Criar disciplinas, no âmbito da graduação e da pós-graduação, cuja temática se relacione com a gestão social;
    • Sistematizar o conteúdo sobre gestão social para criação de uma disciplina aplicada ao ensino a distância;
    • Sistematizar a produção dos pesquisadores vinculados ao projeto em espaço virtual (e - grupos) que possibilite a comunicação e troca de informações;   
    Resultados Esperados:
    • Formação de pesquisadores, tanto no âmbito do mestrado quanto no do doutorado, vinculado à linha de pesquisa;
    • Consolidação das redes colaborativas interinstitucionais dentro da temática;
    • Publicação da produção científica em livros, periódicos e congressos;
    • Maior inserção de disciplinas que tratem do tema gestão social no ensino de graduação ou pós-graduação;
    • Difusão dos conceitos relacionados à gestão social através do ensino a distância;
    • Aprimoramento de instrumentos didáticos, em especial em ensino a distância;
    • Geração de propostas metodológicas capazes de intervir na realidade das localidades estudadas.