Gestão Social e Cidadania: O Controle Social do Desenvolvimento Regional

Apresentação: 

O edital Pró-Integração (nº 055/2013), lançado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, em Setembro de 2013, tem por objetivos promover o intercâmbio de conhecimentos na comunidade acadêmica brasileira estimulando parcerias entre Instituições de Ensino Superior (IES), centros de pesquisa e outras instituições, capacitadas a desenvolver estudos de forma articulada nas áreas contempladas pelo edital. Também abrange a criação, o fortalecimento e a ampliação de programas de pós-graduação, no país, que tratem de assuntos relativos à formação de recursos humanos nas áreas de interesse com ênfase na interdisciplinaridade.
No total, foram aprovadas 30 iniciativas, estando entre elas o projeto “Gestão social e cidadania: o controle social do desenvolvimento regional”, coordenado pelo Professor Dr. Fernando Guilherme Tenório, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV), e implementador do projeto, que estende seu cronograma de execução desde o ano de 2014 até o ano de 2018.

Status: 

Em Andamento

O Projeto: 

O Projeto “Gestão Social e Cidadania: O Controle Social do Desenvolvimento Regional”, aprovado pela CAPES, atendendo ao Edital Pró-integração (nº 55/2013), cujo cronograma compreende o período entre os anos de 2014 e 2018, possibilita a integração entre diversos programas de pós-graduação. A exemplo disso estão os Programas de Pós-graduação em Administração da EBAPE/FGV, o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPDR), nível mestrado, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e os Programas de Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT), nível mestrado, e em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA), nível doutorado, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Objetivos: 

a) Avançar na construção do campo da Gestão Social, principalmente na perspectiva do controle social do desenvolvimento do território;
b) Desenvolver metodologia de avaliação para identificar e fomentar a Gestão Social em organizações voltadas ao controle social de cunho coletivo (conselhos gestores de políticas públicas, conselhos de desenvolvimento, fóruns, etc.);
c) Formação de recursos humanos (mestrado e doutorado) em Gestão Social;
d) Contribuir para o fortalecimento da Rede de Pesquisadores em Gestão Social – RGS através da disseminação da temática e do aumento da produção científica na área;
e) Elaborar uma revista eletrônica científica com a temática Gestão Social, Desenvolvimento e Território;
f) Realizar três seminários para a apresentação de resultados de pesquisa, um em cada instituição participante.

Acões Previstas: 

a) Organizar encontros semestrais com os participantes do projeto, um durante o ENAPEGS – Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (abril a junho) e outro no final de cada ano (outubro a dezembro), para o planejamento e acompanhamento das atividades e apresentação dos resultados parciais das pesquisas em eventos abertos;
b) Formar, pelo menos, um mestre e dois doutores (doutorado sanduíche) vinculados à temática, estimulando a co-orientação entre os membros do projeto;
c) Publicar quatro livros com os resultados das pesquisas;
d) Criar e consolidar disciplinas, no âmbito da graduação e da pós-graduação, cuja temática se relacione com a gestão social, controle social e desenvolvimento regional;
e) Submeter para publicação pelo menos sete artigos em periódicos Qualis CAPES B1 no mínimo;
f) Sistematizar uma agenda de pesquisa para o desenvolvimento do campo da Gestão Social;
g) Sistematizar e disponibilizar a produção dos pesquisadores vinculados ao projeto em espaço virtual (e - grupos) que possibilite a comunicação e troca de informações.

Resultados Esperados: 

Os resultados finais deste Projeto compreendem os seguintes números:

Participates do Projeto: um total de 155 membros de diversas equipes das Institutições de Ensino Superior (IES) coordenadora-geral, associadas e colaboradoras, deram suas contribuições a este trabalho. O detalhamento sobre quantidade de participantes está melhor descrito no documento (PDF) em anexo "Participantes do Projeto".

Produção Bibliográfica: dentre artigos/resumos publicados em periódicos científicos, encontros acadêmicos, livros publicados ou organizados, um total de 682 trabalhos foram concretizados e publicizados para a sociedade. O detalhe sobre as quantidades de trabalhos acadêmicos produzidos está no anexo "Produção bibliográfica".

Foram realizados 12 encontros do Projeto nas mais diversas IES participantes do Projetos e em eventos acadêmicos como o ENAPEGS, EMAPEGS e eventos do próprio Projeto. O anexo "Encontros do Projeto" detalha cada uma dessas reuniões.

 Em relação aos livros financiados e publicados no âmbito do Projeto são listados cinco, cujas capas podem ser observadas neste site ("Quem somos" > "Produção bibliográfica") e conforme o anexo "Livros financiados".

 

Galeria de fotos: 

Instituições Participantes: 

A rede de pesquisadores formada pelo Projeto congrega instituições dispersas geograficamente em diversos estados brasileiros, sinalizados no mapa abaixo, além de contar com a colaboração de instituições estrangeiras do Chile, do Equador e da Espanha.

IES Coordenadora Geral: Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ) – Programa de Administração da FGV-EBAPE/RJ 
Coordenador Geral: Prof. Dr. Fernando Guilherme Tenório 

IES Associada 1: Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoCoordenador da Equipe: Prof. Dr. José Roberto Pereira

IES Associada 2: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia em Negócios
Coordenador da Equipe: Prof. Dr. Cezar Augusto Miranda Guedes

IES Associada 3: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Coordenador da Equipe: Prof. Dr. Márcio Shoiti Kuniyoshi 

IES Associada 4: Universidade Federal de Santa Catarina – Programa de Pós-Graduação em Administração.   Coordenador da Equipe: Prof. Dr. Luís Moretto Neto

IES Associada 5: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento
Coordenador da Equipe: Prof. Dr. Jorge Oneide Sausen

IES Associada 6: Universidade Federal do Ceará (UFC) – Não possui programa de pós-graduação.
Coordenador da Equipe: Profª Drª Valeria Gianella