Laboratório de Transferência de Tecnologias Sociais (LTTS)

Apresentação: 

Edital FAPERJ N°14/2010, lançado no âmbito do programa de “Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa sediados no Estado do Rio de Janeiro – 2010”, tem por objetivo estimular a realização de projetos científicos e de inovação tecnológica através do apoio à aquisição ou manutenção de material permanente ou equipamentos.

 Foram aprovados 101 projetos, dentre eles o projeto Transferência de Tecnologia em Gestão Social, coordenado pelo professor Fernando Guilherme Tenório da EBAPE, cujo período de implementação estácompreendido entre os meses de janeiro de 2011 e dezembro de 2012.

 

Status: 

Permanente

O Projeto: 

O projeto Transferência de Tecnologia em Gestão Social, tem como objetivo geral fomentar a relação ensino-pesquisa-extensão através da transferência de tecnologia em gestão social para moradores e lideranças de comunidades assistidas pela Cáritas no estado do Rio de Janeiro através da criação de um laboratório de informática. Portanto, os dois objetivos centrais do projeto são: transferir tecnologia em gestão social e promover a prática dos discentes em gestão social.

Objetivos: 

  • Disseminar a capacitação em gestão social de moradores de comunidades assistidas pelas Cáritas do estado do Rio de Janeiro;

  • Possibilitar estrutura que auxilie a implementação de projetos desenvolvidos pelos moradores nas comunidades de origem e na inserção em espaços institucionalizados de participação social;

  • Proporcionar a sistematização das informações que possam ser utilizadas nas pesquisas desenvolvidas pelo PEGS e pelas demais instituições de ensino superior envolvidas;

  • Possibilitar, aos alunos de graduação e de pós-graduação das instituições de ensino superior envolvidas, experiências em pesquisa, prática e ensino em gestão social. 

Acões Previstas: 

  • Criação de um laboratório de informática com estruturas fixas e móveis;

  • Realização de cursos de capacitação em gestão social em quatro municípios do estado do Rio de Janeiro;

  • Instalação de uma biblioteca para pesquisa dos alunos;

  • Disponibilização de meios para pesquisa de dados para implementação dos projetos;

  • Inserção de moradores de comunidades assistidas pelas Cáritas em espaços de participação como conselhos e fóruns;

  • Elaboração de pesquisas junto às comunidades assistidas pela Cáritas;

  • Disseminação, através de produção científica, da experiência desenvolvida pelo núcleo de pesquisa;

  • Participação de alunos da graduação e da pós-graduação das instituições de ensino superior como instrutores dos cursos de capacitação.

Resultados Esperados: 

  • Ampliação do número de pessoas capacitadas por meio dos cursos;

  • Disseminação, em outras regiões do estado, da prática de capacitação para a participação social;

  • Aumento da inserção de representantes das comunidades atendidas nas instâncias deliberativas, como os conselhos municipais;

  • Instalação de estrutura de apoio para implementação de projetos desenvolvidos pelos participantes dos cursos;

  • Publicação da experiência no âmbito acadêmico através de artigos em periódicos e participação em congressos;

  • Ampliação da participação de alunos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior envolvidas na prática da gestão social.

 

 

Instituições Parceiras: 

Cáritas

A Cáritas é uma instituição da Igreja Católica de âmbito Internacional, presente em 165 países e territórios. Na América Latina e Caribe, está presente nos 22 países do continente e seus trabalhos são articulados pelo Secretariado Latino Americano e Caribenho de Cáritas – SELACC. Fundada no Brasil em 12 de novembro de 1956 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Cáritas Brasileira faz parte da Rede Cáritas Internationalis e é organismo da Pastoral Social. Reconhecida como entidade de utilidade pública federal pelo decreto nº 16.155/67, ela tem a missão de promover a educação de base e contribuir com a contrução de uma sociedade solidária, justa e plural.
 
Desde 1990, o Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS), com o apoio da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, desenvolve cursos em gestão social para moradores e lideranças de comunidades vinculadas às pastorais atendidas por essa Arquidiocese. Foi justamente neste período que a Cáritas assumiu liderança ativa frente às pastorais sociais através da renovação de sua metodologia de ação, centrada na promoção da educação de base e na defesa dos direitos humanos e distante de iniciativas tipo assistencialistas.
 
A Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro foi criada oficialmente em 05/01/1968 e possui Certificado de Fins Filantrópicos, Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal.
 

Objetivos (Art° 2 do Estatuto da Cáritas)

  • Realizar estudos sobre os problemas de assistência social, de educação de base e promoção humana, buscando soluções adequadas mediante os processos de serviço social.
  • Colaborar na formação da consciência privada e pública para que no ambiente social vigorem a solidariedade humana, a justiça social e a caridade cristã.
  • Planejar e promover a ação conjunta das obras ou movimentos que visem a assistência social e a promoção humana.