Abertura do curso "Formação Política e Cidadania: os Conselhos Municipais como Referência"

26/07/2012

O curso Formação Política e Cidadania: os Conselhos Municipais como Referência, realizado regularmente no segundo semestre do ano no Laboratório de Transferência de Tecnologia em Gestão Social, sediado na Cáritas, neste ano contou com a participação de Marcelo Ambrózio, representante da Controladoria Geral da União (CGU), na palestra de abertura com o tema "Transparência e Controle Social".

No âmbito do projeto Transferência de Tecnologia em Gestão Social apoiado pela FAPERJ e coordenado pelo Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o curso tem como objetivo preparar pessoas para exercerem o seu direito à cidadania e participarem dos Conselhos Municipais. Os conselhos de políticas públicas são instâncias de deliberação e participação da sociedade civil na condução das políticas públicas e, devido ao seu caráter democrático e plural, constituem espaços públicos característicos da gestão social.

O curso está sendo oferecido pela terceira vez, desde 2010, e já formou mais de trinta alunos, dentre eles pessoas efetivamente atuantes nos conselhos municipais de políticas públicas. Atualmente a turma é formada por 30 alunos, representantes de Pastorais, Conselhos Municipais, Associações e Comunidades em geral. O curso também foi replicado pela Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda (UFF/Campus Volta Redonda) no primeiro semestre de 2012 e contou com a participação da equipe de pesquisadores do PEGS/EBAPE.

Saiba mais sobre o curso "Formação Política e Cidadania".