Pós em Administração da UFSC promove o Seminário sobre Gestão Social

22/12/2012

Disciplina oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (CPGA) da UFSC, Gestão Social, aborda elementos históricos que contribuíram para o surgimento do conceito de gestão social, fundamentos teóricos da gestão social, cidadania deliberativa como pressuposto da gestão social, controle social, Estado, sociedade civil e mercado como ambientes operacionais de práticas em gestão social e experiências em gestão social. A disciplina será implementada por meio de aulas expositivas, leitura de textos, uso de recursos audiovisuais e participação na sétima reunião de Coordenação do Pro-Adm./CAPES: Gestão Social: ensino, pesquisa e prática, tendo como docente responsável o renomado pesquisador Fernando Guilherme Tenório, professor visitante  da UFSC.

A disciplina teve início em 19 de novembro e finaliza dia 23. Os alunos serão avaliados por meio da leitura e discussão da bibliografia recomendada, do desempenho em sala de aula e da elaboração e/ou análise de processos que exercite práticas em gestão social.  No dia 22 de dezembro , das 8h às 18h, o II Seminário de Gestão Social e Desenvolvimento, no Auditório da Engenharia de Produção. Docentes e pesquisadores do Pro-Adm nacional, e internacional, além do professor Tenório, debaterão o pensamento sociológico brasileiro, e as políticas públicas que envolvem gestão social, como os Territórios da Cidadania do Meio Oeste Contestado.

Fernando Guilherme Tenório

Tenório é pós-doutor em Administração Pública pelo IGOP/Universitat Autónoma de Barcelona – UAB, (2004); doutor em Engenharia da Produção pela COPPE/UFRJ, professor titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV); professor colaborador do CPDOC/FGV; professor colaborador na Universidade Regional do Noroeste Gaúcho (UNIJUÍ); professor colaborador da Universidade Federal da Bahia (UFBA); professor colaborador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins; professor visitante da Universidade Andina Simon Bolívar (UASB), Quito (Equador); pesquisador visitante do IGOP/UAB; coordenador do Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS) da EBAPE/FGV; membro da Rede Interamericana de Educação em Administração Pública (INPAE) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Assessor Internacional da Câmara de Deputados do Chile, no tema Modernização do Estado na America Latina, Gestão Social e Integração Brasil-Chile. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pela FGV Online. Membro do Grupo de Trabalho para Controle Social do Rio de Janeiro (GTCS), coordenado pela Controladoria Geral da União (CGU/Regional-RJ).